sábado, 28 de abril de 2012

Onde estão as respostas?


A reunião do dia 17 de abril, deixou a desejar  pela falta da presença dos órgãos ligados diretamente a implatação da obra como: SECOPA, SMOV e SPM - apenas a SMAM e os vereadores da CUTHAB  compareceram.  Eles se responsabilizaram de levar ao Prefeito José Fortunati o desconforto e as insatisfações da comunidade.

Neste encontro os moradores queriam, além de mostrar as inviabilidades do projeto, esclarecer dúvidas técnicas sobre a obra. A falta de transparência da PMPA em responder a comunidade que a elegeu, só aumenta os questionamentos sobre os reais interesses que a mesma tem na execução da Trincheira da Rua Anita Garibaldi.



Estamos abertos a sugestões: O que é preciso para que a Prefeitura de Porto Alegre abra diálogo com a comunidade? 

- Já fizemos  requerimento protocolado na PMPA  no dia 20/01/2012 com o  n° 001.004913.12.4, informando sobre o descontentamento da comunidade com a obra -  e até agora não fomos chamados;

-Entramos com um inquérito no Ministério Público em fevereiro 2012 na Ordem Urbanística para buscar esclarecimentos - o processo está aguardando respostas ;

- Informamos a imprensa sobre todos os movimentos que buscam esclarecimentos sobre a obra, porém não houve interesse dos meios de comunicação em repercutir os fatos ;

O que mais precisamos fazer para sermos ouvidos?

Buscamos esclarecimentos para as questões abaixo citadas e que foram encaminhadas para os respectivos órgãos da PMPA.

QUESTIONAMENTO DA OBRA SOB PONTO DE VISTA TÉCNICO e ECONÔMICO

SECOPA e SMOV

1. Qual é a profundidade e a largura da trincheira prevista para a Rua Anita Garibaldi?

2. Que obra será feita para compensar o trânsito proibido a esquerda na Av. Carlos Gomes?

3. Qual é a classificação da malha viária no Plano Diretor da Rua Anita Garibaldi?

4. Como está sendo classificada a Rua Anita Garibaldi, no seu trecho entre a Rua Bordini e a Av. Carlos Gomes, na proposta de Hierarquização da Malha Viária do Plano Diretor de Porto Alegre, tendo em vista a Estratégia de Mobilidade Urbana da cidade?

5. Sob o ponto de vista técnico e econômico, por que foi feita a opção pela Rua Anita Garibaldi, ao invés da AV. Plinio Brasil Milano (onde a obra estava planejada)?

SMAM

1. No Projeto enviado para a SMAM, onde é solicitado o licenciamento ambiental, está previsto a licença para o desvio da obra? Este desvio trará modificações na região que é extremamente arborizada (alamedas).

2. Como ficarão as alamedas com os desvios dos ônibus e (canteiros) de obra?

3. Como será a alteração do Plano Diretor em relação a área  de ambiência cultural?

4. A Prefeitura realizou estudo de impacto da poluição atmosférica e sonora da trincheira?

5. Sob o ponto de vista técnico e econômico, por que foi feita a opção pela Rua Anita Garibaldi, ao invés da AV. Plinio Brasil Milano (onde a obra estava planejada)?

EPTC

1. Por que foi modificado o tempo da sinaleira da Rua Anita Garibaldi?

2. Qual o trajeto que os ônibus e carros que convergem atualmente a esquerda na Av. Carlos Gomes farão durante a obra e depois?

3. Que opção o pedestre terá para transitar com segurança?

4. Sob o ponto de vista técnico e econômico, por que foi feita a opção pela Rua Anita Garibaldi, ao invés da AV. Plinio Brasil Milano (onde a obra estava planejada)?

SPM

1. Qual o conceito de cidade que vocês estão utilizando para fundamentar este empreendimento?

2. Como será pago o encerramento de todos os negócios existentes na Rua Anita Garibaldi e das vidas envolvidas? Existe um planejamento para o encerramento das atividades comerciais e das pessoas e famílias que dependem destes empregos?

3. Sob o ponto de vista técnico e econômico, por que foi feita a opção pela Rua Anita Garibaldi, ao invés da AV. Plinio Brasil Milano (onde a obra estava planejada)?

CÂMARA

Conforme o inciso III, do Art. 29 da Lei nº 434\99 - Lei do Plano Diretor (PDDUA), a Macrozona 3 é integrada pelos Corredores de Centralidade (dentre estes, o território entre a Rua Anita Garibaldi e a Av. Nilo Peçanha). A implantação da Trincheira da Anita, incentivando o fluxo centro-bairro, vai necessariamente alterar esta proposta, modificando o PDDUA. Pergunta-se: Essa alteração do Plano já foi apreciada e aprovada pela Câmara de Vereadores?  Se foi, qual a Lei Complementar que altera o Art. 29 da Lei nº 434\99?

5 comentários:

  1. Não entendo por que obras como viaduto da bento gonçalves x 3º perimetral (que trará mais segurança para pedestres, ciclistas e motoristas), viaduto na ipiranga x 3º perimetral e viaduto da plinio x 3º perimetral não são implementadas.

    ResponderExcluir
  2. "Gostei muito do modo claro e objetivo que norteou as perguntas para as diversas secretarias, que até agora se omitiram, com exceção da SMAM. È incrível que a Copa esteja propiciando tal descaso da vontade dos moradores, que vão pagar o empréstimo do Banco Mundial/CEF. Será que, em nome da Copa, evento que dura duas semanas, vale a pena estragar ruas pavimentadas com pedras de granito e árvores centenárias que formam um microclima ameno na região? Será que, em nome da Copa, vale a pena desprezar a vontade dos moradores que vivem nesse espaço e que vão continuar vivendo nessa área antes, durante e DEPOIS da Copa? Que poder municipal é esse que atua de forma tão descolada da vontade e aspirações de seus munícipes, que vão pagar os empréstimos contraídos a título de obras que nada resolvem? Que administração municipal é essa que altera tempo de sinaleira (Anita Garibaldi com Carlos Gomes) para justificar a existência de congestionamentos artificiais? Que Prefeitura é essa que se vale desse tipo de atitude imaginando que os moradores não iriam notar essa alteração proposital? Esse tipo de atitude deixa entrever a ausência de argumentação técnica que poderia justificar a concretização da obra e o desrespeito com a comunidade, que vem tentando, sem sucesso e há muito, se fazer ouvir pelo poder público municipal. É essa a filosofia que a PMPA quer imprimir à sua atuação através do mote "Porto Alegre: eu curto, eu cuido"? Cristina Strubinsky."

    ResponderExcluir
  3. Começaram com 60 árvores derrubadas...já estão em 170...imagina quantas mais serão se esta obra acontecer?
    Se este não é um bom argumento (entre tantos que estão envolvidos neste assunto), levanto um bem prático. A obra está pré orçada em alguns bons milhões...mas eu duvido com o valor que anunciaram conseguirão terminá-la...certamente custará 3,4,5 ou sei lá quantas vezes mais. Essa tem sido a rotina das obras públicas em nosso país e estado..pq vamos achar que justamente essa obra fugirá desta regra?
    Político "tocando" obra...dá nisso.

    ResponderExcluir
  4. Na cidade de Santa Maria , o Prefeito do PWDB Cezar Schirmer , matou mais de 85 árvores somente na Aveinda Rio Branco , uma das mais conhecidas e populares da cidade .
    Organizem-se !
    Protestem !
    Amarrem-se nas árvores !
    Chamem imprensa , greenpeace ,defensores de animais , Partido Verde , enfim tudo o que estiver ao alcançe para que a CAPITAL DOS GAÚCHOS ,não sofra com essa mentalidade de políticos que visam só o bem do bolso deles.
    queremos árvores em toda nossa porto alegre , aliás queremos o plantio de mais um milhão de árvores em nossa cidade .
    Vamos a luta .

    ResponderExcluir
  5. http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=428125
    espero q ajude! 30/05/2012

    ResponderExcluir