quinta-feira, 5 de abril de 2012

 
"PRÊMIO NOBEL" DE ARQUITETURA FALA SOBRE CIDADES!         (Caderno EU – Valor, 30) Trechos da entrevista do arquiteto inglês Norman Foster, prêmio Pritzker, o Nobel da Arquitetura.
         1.  Projetos  urbanos devem ser holísticos e contemplar, como um todo, os sistemas de transporte e de infraestrutura, o abastecimento de energia, os espaços públicos, a densidade urbana e a inserção adequada dos edifícios nas cidades.
            2. Deve existir um planejamento a longo prazo, mesmo porque contratos de curto prazo com a iniciativa privada podem impedir essa visão mais ampla e integrada do processo de desenvolvimento urbano. 
            3. No Rio, áreas de favelas são predominantemente formadas por prédios baixos e ruas estreitas, com pouco acesso. Para melhorar a qualidade de vida nestes lugares, é preciso valorizar os pontos fortes das comunidades locais, enaltecendo, por exemplo, as escolas de samba e suas tradições carnavalescas. Até porque, projetos que não refletem a forma como as pessoas vivem não têm sucesso no longo prazo.
             4. Desenvolvemos um estudo para a favela de Dharavi, em Mumbai, uma das maiores favelas do mundo. Nossa proposta foi melhorar o acesso, o saneamento básico e distribuição de energia. Com isso, conseguimos proporcionar novas linhas de transportes públicos e abrir vias maiores para os pedestres, criando mais parques e áreas para convivência pública.
             5. Nossas propostas enfatizaram a importância da regeneração da comunidade de dentro para fora, em vez de simplesmente passar um rolo compressor sobre as favelas.
              6. (Ex-Blog) Conceitos diametralmente opostos aos que aplica a atual prefeitura do Rio, que abandonou o Urbanismo a favor de Projetos desarticulados
 
TJ-RJ: UMA VITÓRIA CONTRA A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA NO LEBLON!        1. Este Ex-Blog, numa longa nota, contou toda a história do terreno frontal ao Largo da Memória, no Leblon, onde está o BPM, na Bartolomeu Mitre. Uma história que vem dos anos 20, uma favela reassentada, um quartel do exército e depois da PM. A absurda tentativa de uma empresa assumir o terreno, alegando falar em nome de herdeiros, foi impedida por uma decisão clara do TJ-RJ. O ex-prefeito havia garantido, a uma empresa imobiliária que havia se precipitado e adiantado a essa empresa dos "herdeiros-argh!!!", que o dinheiro estava perdido.
        2. (Globo, 04)  A Justiça fluminense bateu o martelo nesta terça-feira sobre o destino de um dos mais caros terrenos da cidade do Rio. Por três votos a zero, a 18ª Câmara Cível rejeitou a apelação contra a decisão de primeira instância que havia anulado o ato de cessão de área de 5,8 mil metros quadrados, avaliada em R$ 43 milhões (obs.: bem mais), à Construtora Guarany e aos herdeiros do bicheiro Manoel da Silva Abreu, o Zica. Para os desembargadores, houve desvio de finalidade no ato assinado no dia 29 de novembro de 2006 pelo governo do Estado (obs.: na transição entre governos), já que os beneficiados não conseguiram provar a propriedade do terreno. Sendo assim, a propriedade do terreno permanecerá com o governo estadual.

3. (Globo, 04) Estado agora quer vender terreno da PM do Leblon. OBS.: a) Não pode sem lei, pois é ZE-7 área militar. b) Será conglomerar uma área preservada que organiza o bairro. Se conseguir será mais um "favor" à especulação imobiliária, que manda e desmanda no PMDB-RJ/RIO.

 
Pesquisa e Edição: JCM do Ex-Blog do Cesar Maia , 04.04.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário