terça-feira, 10 de abril de 2012

Vereadores da CUTHAB solidarizam-se com o movimento

Hoje tivemos um ótimo encontro na Câmara de Vereadores, com os vereadores responsáveis pela CUTHAB - Comissão de Habitação. Encontramos aliados para o nosso movimento. 
No próximo dia 17/04 eles visitarão o local da obra para verificarem em loco os aspectos prejudiciais e a inexistência de objetivo de melhoria do projeto da Trincheira. Você que é morador da Anita está convidado para este encontro com os vereadores e órgãos responsáveis. Será na próxima terça-feira, 11h na Anita Garibaldi, 1247 .Veja mais detalhes do encontro DE HOJE (10/04) na matéria abaixo. 


Moradores do entorno da Radial Anita questionam benefícios das obras

Por solicitação do Movimento de Comerciantes da rua Anita Garibaldi, a Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) ouviu, hoje (10/4), moradores e comerciantes sobre o traçado da Radial Anita, projeto que prevê passagem subterrânea no encontro da rua Anita Garibaldi com a avenida Carlos Gomes. Também foram ouvidos representantes dos órgãos municipais envolvidos. Os moradores mostraram-se contrários à obra, que segundo eles não revolverá o problema do trânsito, apenas transferindo a área de congestionamento, principalmente porque os veículos que atualmente dobram à esquerda para entrar na avenida Carlos Gomes terão que fazer um longo percurso para o retorno. No final da reunião, o presidente da Cuthab, vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), aceitou a sugestão do vereador Adeli Sell (PT) de ir até o local para onde estão previstas as obras e as desapropriações. A visita será na próxima terça-feira (17/4), às 11h.  Posteriormente, será marcada uma audiência com o prefeito José Fortunati.
FunilO arquiteto urbanista Osório Queiroz Júnior, representante da Amobela, disse que os moradores não estão convencidos da necessidade da obra e que não vê na proposta consistência técnica. Observou que a passagem subterrânea só irá deslocar o congestionamento para duas quadras adiante, transformando-se em um funil viário. Salientou, ainda, que mais importante para a cidade é a construção do viaduto da Avenida Plínio Brasil Milano. Roberto Conti salientou os prejuízos que os comerciantes terão com a transferência dos seus pontos. Nicolas Copsachilis disse que o projeto é de muitas décadas atrás e que é necessário uma adaptação. Os moradores também lembraram que há, na região, uma grande quantidade de árvores, algumas centenárias, que serão sacrificadas ou ficarão comprometidas pelo trânsito que deverá se intensificar na região.

ExecutivoGustavo Fontana, Assessor Parlamentar da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), disse que apenas hoje o órgão recebeu o relatório ambiental realizado pela consultoria responsável pelos estudos de impacto ambiental das obras da Copa, não sendo possível aprofundar a análise técnica. Leonardo Ribeiro César, representante da Secretaria Municipal do Planejamento, disse que estava na reunião para ouvir e transmitir ao secretário Ricardo Gothe, recém empossado na SPM, as preocupações e reivindicações dos moradores e comerciantes. Cláudia Barcelos, da Procuradoria-Geral do Município informou que 19 desapropriações, a maioria delas parcial, estão em andamento. Acrescentou que os proprietários estão recebendo um atendimento individual.
VereadoresO vereador Elias Vidal (PPS) disse que é contrário ao túnel e justificou que, “com o ritmo de crescimento da frota de carros, nenhuma obra resolverá os problemas de trânsito”. O vereador Alceu Brasinha (PTB) salientou as dificuldades que os comerciantes têm de fixar um ponto e defendeu a construção imediata do viaduto da Plínio Brasil Milano com a Carlos Gomes. O vereador Adeli (PT) criticou a ausência da Smov e da EPTC no encontro.
O vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), também presente à reunião, afirmou que as obras não podem ficar restritas aos interesses da Copa do Mundo e que as pessoas e o meio ambiente devem ser considerados sempre.
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)

2 comentários:

  1. Parabéns Anita Mais Verde!!
    Força e persistência nesta luta tão nobre e protetora de nossa cidade tão querida.
    Voz ao diálogo e fim aos projetos "goela abaixo".

    ResponderExcluir
  2. Caso os senhores vereadores que apoiam o movimento Anita Mais Verde, tenham sucesso, sugiro para que o sucesso conservacionista do movimento seja ainda maior. Modifiquem no plano diretor da cidade a cota terreno junto a rua Anita Garibaldi, para que seja impossível construir edifícios nos terrenos das casas que restam, para que as árvores, tão importantes dos jardins destas casas fiquem preservadas para as gerações posteriores.

    ResponderExcluir