quarta-feira, 31 de outubro de 2012

GT tem nova reunião e prefeitura declara intenção de fazer a obra

Encontro ocorreu na tarde de terça-feira (31), sede da SMOV

A prefeitura não começará a obra da trincheira em novembro, mas também não desistirá dela. Esse foi o recado transmitido pelos representantes de cinco secretarias municipais aos representantes da comunidade, na nova reunião do grupo de trabalho misto entre comunidade e prefeitura que visa definir o futuro da obra da Anita.

A reunião ocorreu no dia 31/nov às 14h30, horário que impediu o comparecimento de alguns representantes dos moradores. O grupo ainda não está oficializado através de decreto ou portaria, e a reunião girou em torno da necessidade dessa oficialização. Mas a prefeitura já deu o seu recado: o GT não terá o poder de parar a obra, apenas de propor modificações. Na interpretação dos moradores (respaldada por técnicos, como por exemplo o engenheiro Mauri Panitz), não há como uma passagem de nível no local proposto ser benéfica, pois a configuração viária atual não é compatível.

Foi cobrado das secretarias envolvidas a apresentação dos pareceres técnicos necessários ao início da obra. Apesar de se dizerem totalmente transparentes, nenhum dos representantes da prefeitura se disponibilizou a enviar tais documentos por e-mail para os integrantes do GT, explicando que eles seriam entregues durante as próximas reuniões.

Questionados, os secretários disseram possuir estudo de trânsito e de impacto ambiental. Quanto ao estudo de impacto de vizinhança, houve dúvida. "Deve ter, acho que tem", disse um deles.

Estavam presentes na reunião, entre outros: o diretor de trânsito da EPTC, Carlos Pires; o secretário da SMOV, Adriano Borges Gularte; o coordenador-geral da Secretaria de Governança, Rodrigo Kandrik; o engenheiro da SPM, Breno Ribeiro; o engenheiro fiscal da obra, Ricardo Mesquita; e os representantes da comunidade: Osório Queiroz, Ana Piccoli, Nicolas Copsachilis, Lourdes Toss, Cristina Strubinksy, Cristina Tronco e Giordano Tronco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário