sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Resposta à propaganda da prefeitura

Recentemente, a prefeitura elaborou uma cartilha com informações sobre a trincheira da Anita que está sendo distribuída por funcionários do Centro Administrativo Regional Centro. A cartilha contém informações seriamente equivocadas, por isso nos sentimos no dever de esclarecer a população sobre alguns pontos.

Primeiro equívoco: a trincheira NÃO eliminará todos os semáforos. A mudança no trânsito dos carros não afeta o trânsito de pedestres: eles ainda precisam de um semáforo para atravessar a Carlos Gomes.



Por arborização, imaginamos que a prefeitura esteja se referindo aos jardins verticais dentro do túnel. O que exatamente são esses jardins e como a prefeitura fará a manutenção deles dentro de um túnel ainda é um mistério, mas certamente o tempo "arborização" não se aplica.



 O trânsito NÃO FLUIRÁ com eficiência, pois a eliminação da possibilidade de dobrar à esquerda causará um grande engarrafamento na altura da avenida Eng. Corrêa Daudt (mais informações aqui). Note que em nenhum momento o panfleto faz referência a como a trincheira se relacionará com o trânsito da Corrêa Daudt. Essa é a grande questão que a prefeitura nunca respondeu, muito menos apresentou solução.

Ademais, calçadas verdes e jardins verticais têm tanta eficiência para reduzir ruídos quanto... Bom, na verdade não têm eficiência nenhuma. 



 Mais uma vez: O SEMÁFORO NÃO SERÁ REMOVIDO. É tão sem sentido quanto parece. A trincheira será feita e o semáforo continuará ali, para possibilitar a travessia dos pedestres.

Agora, a grande pergunta é: porque há essa diferença tão grande de tempo entre o semáforo da Anita e o da Carlos Gomes? Por que não liberar mais tempo para o da Anita?



Esse mapa é a parte mais estranha: por que fazer três obras uma ao lado da outra? Lembrando que, logo ao lado da Anita, já existe o viaduto da Nilo Peçanha. Então, num futuro próximo, teremos quatro obras para "melhorar" (aspas muito irônicas) o trânsito a algumas dezenas de metros de distância umas das outras.



 Agora, essa é a parte mais estranha: no mapa dá para ver claramente que a Anita Garibaldi é a única das três vias que não leva ao Centro, pois acaba não muito depois do cruzamento com a 3ª Perimetral. Se a ideia é melhorar o trânsito da região, e todas as vias adjacentes levam ao Centro, por que fazer a obra justamente na Anita?


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